terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Estudos Complementares (Projeto em sala de aula)

CONHECENDO SÃO PAULO ATRAVÉS DOS PONTOS CULTURAIS DA CIDADE - PARQUES.

INTRODUÇÃO

Sabemos das dificuldades sociais, e principalmente econômicas as quais muitas famílias passam, as dificuldades são muitas, ainda mais em um local de pessoas menos favorecidas, a periferia, a comunidade enfrentando vários constrangimentos, na saúde, na segurança, transporte, lazer e cultura bem como na própria educação, fica escassa a visita aos pontos culturais da cidade, ainda mais se levarmos em conta o consumo, o custo fica longe do alcance das pessoas que tem outras necessidades prioritárias, tais como:
Contas de consumo, alimentação, vestimentas e transportes param se trabalhar, e trouxer o sustento para dentro de casa, devido a essas já opções para sobreviver, falta a verba ou as condições para o lazer e cultura, tais como:
Visitar museus, centro culturais, teatros, sala de cinema, estádios de futebol, parques e áreas verdes. E ainda atividades que estão longe da realidade dos que moram em periferias, frequentar restaurantes, bares, shopping Center e suas lojas e ruas e comércios especializados, pois esses estabelecimentos também fazem parte da cultura de um povo, e saber que o povo uma boa parte deles não tem condições de apreciar esta cultura. Assim foi pensado esse projeto PLANO DE AULA – PLANO DE AULA – “Conhecendo São Paulo através dos pontos culturais da cidade”, em sala de aula podendo incentivar o jovem a visitar esses espaços ao menos uma vez por mês, ou por semana, e fazer com que a instituição escolar valorize os passeios turísticos aos pontos culturais da cidade, assim os jovens possa entender e se conscientizarem a importância de conhecer os pontos culturais que a cidade nos oferece, por esse motivo o professor Germano Gonçalves, vem apresentar um plano de aula, no qual enfatize a importância do conhecimento e estudos, da formação de um jovem de bem, e conhecedor de seu espaço cultural.
E o PLANO DE AULA – PLANO DE AULA – Conhecendo São Paulo através dos pontos culturais da cidade, surge em um momento de presenciarmos, muitas atividades culturais espalhadas pelos quatro cantos da cidade.  

Precisa-se então ter o conhecimento do que está em evidência, mas também ter a perspectiva de que esses pontos culturais, já existem há muito tempo, por tanto, nas aulas a seguir, vamos contar um pouco da história desses locais, e saber de suas importâncias para com a comunidade. A escola o prédio físico também tem sua história, como tudo que nos cercam lugares e paisagens.

EM SALA DE AULA

                Estudos complementares vem proporcionar aos alunos, aulas diferenciadas, que foge a rotina das tradicionais disciplinas já existentes no curriculum da educação básica de ensino, idealizado pelo professor Germano Gonçalves, trabalhando em sala de aula, a importância da cultura em seus diversos segmentos e em todas as linguagens artísticas, levando e passando conhecimentos sobre o convívio histórico e cultural da cidade.
Proporcionando assim aos alunos o conhecimento de uma localidade e sua importância, mas não somente para o estudo, para o lazer e o bem estar pessoal, e a aproximação social desses locais, que são locais públicos e de acesso livre para todas as pessoa de qualquer faixa etárias.
                Nesse sentido que o professor elaborou essa atividade em sala de aula, pois os alunos principalmente oriundos da periferia, desconhecem esses pontos culturais, no que se diz respeito a sua localidade, e não tem o entendimento de que estão por toda a cidade e que são para serem desfrutados, tanto por eles como pelos seus familiares, e a comunidade no geral.
                 Em sala de aula, foram desenvolvidos diversas atividades, com o conhecimento dos pontos culturais da cidade de São Paulo, tais como:
Museus, Galerias de artes, Cinemas, teatros, musicas, literatura, e vários segmentos culturais.
                 Os alunos desenvolveram, maquetes de parques, fizeram atividades de escrita e leitura e todo um contexto envolvendo o conhecimento, aqui em atividades desenvolvidas sobre os parques da cidade de São Paulo. (fotos a seguir).









OBJETIVOS

Essa iniciativa tem por objetivo de mostrar aos alunos que residem nas periferias do entorno da Escola, os alunos que frequentam a Escola na maioria não conhecem, ou nunca foram a tais pontos culturais da cidade, apenas ouviram falar, por parte de um parente ou vizinho, ou ainda pela televisão, então nessas aulas vamos trabalhar toda a parte que envolve um ponto cultural, sua história e seus personagens, tanto diretos como indiretos, Por tanto, o objetivo deste projeto denominado de PLANO DE AULA – PLANO DE AULA – “Conhecendo São Paulo através dos pontos culturais da cidade” é promover a cidade de São Paulo e seus pontos culturais, de uma forma a aguçar o interesse dos alunos pela cidade.

CONTEÚDOS

Uma breve história da Cidade de São Paulo, por: Leandro Sampaio, no site: cidadedesaopaulo.com.
Texto: do livro do escritor Germano Gonçalves e de relatos sobre uma localidade, um estabelecimento e espaços públicos.
Distribuição de materiais referente às informações sobre os pontos de cultura da cidade de São Paulo; cartazes, panfletos e folders.

ATIVIDADE

Entregar textos, realizar trabalhos em grupos, ou individuais, a respeito do assunto a ser estudado referente ao PLANO DE AULA – “Conhecendo São Paulo através dos pontos culturais da cidade”, para todos os alunos fazerem a leitura, se necessária ler novamente para os alunos, como uma pratica para os alunos se interessarem a ir ao local.
Pergunte para os alunos, qual o verdadeiro sentido das praticas culturais, Ouça o que eles dizem e fale um pouco sobre o assunto, destacando acontecimentos importantes de sua vida, como o fato de vir de uma família humilde e, como serem solidárias as pessoas se você também está em uma posição social de menos favorecido, e se você não estiver nessa condição, o que faria para o próximo poder desfrutar de toda cultura. Comente como é bom desde a juventude, já se dedicar integralmente a cultura e o lazer. Ressalte também a importância e dedicação aos estudos mesmo não tendo uma estrutura adequada, Comente os trechos do texto por parágrafos e, em seguida diga que todos vão ler, e dizer que sensação o texto desperta neles. Coloque para escreverem, então, as partes do texto, os parágrafos, que passa a sensação de estar no local, como poderiam mudar essa situação. Todos os alunos em uma folha de caderno vão relatar o que entendeu do texto e o que ele pretende passar, para as pessoas.
As atividades também passaram por dicas de culturas, onde o professor vai explicar onde encontrar condições favoráveis para desfrutar da cultura e do lazer, e onde eles podem encontrar endereços de pontos culturais visitados por todos, locais de entrada franca e os que são de baixo custo acessível a todos. Essas dicas também estão muitas em evidencias nos diversos sites espalhados por toda rede da internet, quem tem condições de acessar a internet em casa, o professor passará vários sites que contem esses locais, o aluno poderá acessar e descobrir maravilhas a respeito dos pontos de cultura da cidade de São Paulo, bem como os endereços desses espaços, ficando assim muito mais fácil de frequentarem.

AVALIAÇÃO

Analise do interesse dos alunos pelos textos e, se os alunos interessaram por algum ponto cultural especifico. Trocar ideias com os alunos, e pergunte que sensação causou neles. Recolher os textos dos alunos e que todos tiraram nota máxima, pois o que vale é mais a reflexão e o conhecimento de saber que esses pontos culturais existem e estão aí para serem visitados, e que os mesmos traz muito conhecimentos para as pessoas, existem muitos alunos que se desenvolvem melhor por ter um vasto conhecimento cultural da cidade, por tanto, a avaliação só será valida se causar algum sentimento nos alunos, despertar o prazer de conhecer esses locais culturais, e saber que a avaliação foi satisfatória, pois sem mesmo saírem da sala de aula, os alunos puderam estar em vários locais, por meio do pensamento, das explicações do professor e das imagens e figuras passadas para os mesmos, mas como se trata de uma sala de aula, e se for de importância avaliar os alunos por notas isso será feito, mas sabendo que o principal objetivo dessa aula é fazer com que os alunos se confraternizem e estudem em harmonia, ou ao menos tenham o interesse de conhecer pessoalmente esses pontos culturais.

BIBLIOGRAFIA:

GONÇALVES, Germano. O ex- excluído, editora somadi, São Paulo, 2014.
SAMPAIO, Leandro, História de São Paulo, site: cidadedesaopaulo.com, São Paulo, 2015.
www.cidadedesaopaulo.com acessado em 06/02/2015 ás 16h15min.
www.visirtesaopaulo.com.br acessado em 07/02/2015 ás 13h10min.






Nenhum comentário: