domingo, 22 de novembro de 2015

POEMA "SISTEMA 9"

Performance da poesia "Sistema 9"

Acompanhe aqui o porquê do escritor e poeta Germano Gonçalves, desenvolve o desempenho de seu poema, com a sua apresentação nos locais que comparece, e fique sabendo de uma curiosidade dos tempos dos militares.
De sarau em sarau, de evento em evento, de praça em praça, de lugar em lugar, estou desenvolvendo, a performance do meu poema “Sistema 9”, a distribuição de chapéus, confeccionados em papel, caracterizando como túnicas militares, a participação do público presente no refrão, da marchinha “marcha soldado cabeça de papel...”, muito tocada nos tempos de chumbo. Conta a história que para comemorar o dia 15 de novembro, o dia da proclamação da República, houve no inicio do século XX, uma obrigatoriedade para que os brasileiros de sexo masculino, em condições proposta pelo país, servissem ao exercito brasileiro, mas o que me levou mesmo a realizar está performance, foi o fato de um escritor, tradutor e orador tivesse tamanha ideia absurda, mas talvez por também ter sido jurista, político e diplomata, o senhor Rui Barbosa fez se formar exercícios militares para crianças foram postos em prática, mesmo que de inicio no Rio de Janeiro.
Aos poucos outros Estados foram contemplados também. Que coisa não! Mas sintam o pior era para as crianças pegarem em armas de fogo desde os 7 anos de idade, para com os 13 anos já estarem aptas para se doar ao País, isso estimulados pelo próprio Estado.
E foi a escola escolhida para realizar esses movimentos militares, e o professor com o dever de ensinar, a marchinha e os movimentos, mas muitos professores se recusavam então foi um dos motivos do fracasso das marchas para crianças nos colégios brasileiros, em 1950, e também o que contribuiu para esse fracasso foi o fato dos pais acharem que se as crianças estavam sendo treinadas desde cedo, era prova de que o Estado iria convocá-las prioritariamente em caso de guerra. O momento histórico facilitava esse medo: o mundo acabava de sair da Segunda Guerra Mundial.
Informação essas que obtive em pesquisas em alguns sites e pelo fato de estar na qualidade de professor de história me facilitou lhes passar está curiosidade.
Trago também esse desempenho no intuito de levar a literatura, aos cantos que compareço, por isso que idealizei este trabalho junto a minha poesia, “Sistema 9”. E esse assunto faz recordar a minha infância e mostrar para as crianças, adolescentes e jovens de hoje, um pouco da história do país.

OBS: Na época, muitos fãs de Rui Barbosa ficaram chocados e surpresos e com um sentimento de tristeza, mas a vida segue.

Cabeça de papel não pensa.
Preso, por quê?
Marchar direito, e o que é direito?











Nenhum comentário: